O Projeto Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola surgiu da constatação, pleos dirigentes da AMB, do desconhecimento da maior parte da população das atribuições e do Funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, a sociedade sentia-se distante da Justiça por não conhecê-la.
Objetivos
Conscientizar professores e alunos - alcançando também seus pais e responsáveis - sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.
Desenvolvimento
São quatro etapas básicas. A primeira consiste em organizar o cronograma e o desenvolvimento do projeto, motivar os diretores e supervisores de ensino nas escolas e difundir a iniciativa aos alunos, por meio da distribuição da Cartilha da Justiça em quadrinhos.
A segunda etapa consiste em visitas de juizes e parceiros (advogados, promotores, defensores públicos...) às escolas e de alunos e professores a órgãos do Poder Judiciário.
Em seguida, os estudantes dão início à produção cultural com base nos ensinamentos da Cartilha e nas visitas para posterior participação em concursos de relatórios promovidos pelas escolas. Também são realizados júris simulados, peças de teatro, redações, coreografias e músicas, com a participação de juízes, promotores, advogados, alunos e professores. Essa é a terceira fase do projeto.
Por último, os estudantes apresentam a produção cultural e recebem prêmios.
Cartilha da Justiça - 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário