quarta-feira, 23 de setembro de 2009

“Caminhos do Brasil Central”

Projeto resgata 5000 mil anos de história do Brasil Central

Mais de 400 mil alunos e 15 mil professores das 539 escolas públicas do DF de ensino Fundamental e Médio serão beneficiados pelo projeto “Caminhos do Brasil Central”, que, por meio de kits educacionais com livros, palestras e DVDs, contam a história do Brasil Central.

Remontar e contar a história da Região Central do Brasil nos últimos 5000 anos, por meio de livros, palestras e registros em DVDs, é o desafio do projeto Caminhos do Brasil Central. O projeto, parceria entre GDF, Brasiliatur, Secretaria de Educação, Universidade de Brasília e a Upis, traça os caminhos percorridos por Anhanguera, o caçador de pedras preciosas, resgatando histórias sobre as antigas estradas coloniais do sertão, e da Missão Cruls, expedição científica que demarcou o quadrilátero do Distrito Federal. E ainda relata a existência de sítios arqueológicos com inscrições rupestresO destino desses documentos históricos são as salas de aula das escolas da rede pública de ensino do DF, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins. Somente na capital federal, mais de 400 mil alunos e 15 mil professores das 539 escolas públicas dos ensinos Fundamental e Médio serão beneficiados.

O conteúdo dos kits foi preparado pelas empresas Mater Brasilis, Funatura e Paidéia. A Mater Brasilis, em oito DVDs e um livro, conta os Caminhos de Anhanguera, resgatando a história de 5000 anos até a atualidade, abordando costumes e cultura da região, além de desenhar o caminho percorrido por Anhanguera; a Funatura produziu cinco DVDs e livros sobre a Missão Cruls; e a Paidéia se encarregou do subprojeto “Brasília: Símbolo e Memória”, que apresenta resumo da história da região há 5000 anos, contada em DVD de 26 minutos.
REPORTAGEM DIVULGADA NO SITE DO GDF
EM 08/06/09

Nenhum comentário: