terça-feira, 29 de setembro de 2009

VISITA AO TRIBUNAL DO JÚRI DE PLANALTINA

No dia 11 de setembro de 2009, as 14h, os alunos de 4ª séries/5º ano, do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e do Centro de Ensino Fundamental 02 de Planaltina, estiveram em visita ao Tribunal do Júri de Planaltina para entrevistarem o Júiz DR. Ademar Vasconcelos sobre Cidadania e Justiça. Esta visita faz parte de uma das etapas do Programa "Cidadania e Justiça também se aprende na Escola".











segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA NA ESCOLA











O Projeto Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola surgiu da constatação, pleos dirigentes da AMB, do desconhecimento da maior parte da população das atribuições e do Funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, a sociedade sentia-se distante da Justiça por não conhecê-la.


Objetivos


Conscientizar professores e alunos - alcançando também seus pais e responsáveis - sobre seus direitos e deveres, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.


Desenvolvimento


São quatro etapas básicas. A primeira consiste em organizar o cronograma e o desenvolvimento do projeto, motivar os diretores e supervisores de ensino nas escolas e difundir a iniciativa aos alunos, por meio da distribuição da Cartilha da Justiça em quadrinhos.

A segunda etapa consiste em visitas de juizes e parceiros (advogados, promotores, defensores públicos...) às escolas e de alunos e professores a órgãos do Poder Judiciário.

Em seguida, os estudantes dão início à produção cultural com base nos ensinamentos da Cartilha e nas visitas para posterior participação em concursos de relatórios promovidos pelas escolas. Também são realizados júris simulados, peças de teatro, redações, coreografias e músicas, com a participação de juízes, promotores, advogados, alunos e professores. Essa é a terceira fase do projeto.

Por último, os estudantes apresentam a produção cultural e recebem prêmios.

Cartilha da Justiça - 2009

VISITA AMAGIS NA E. C. 02 DO ARAPOANGA

No dia 25 de setembro de 2009 as 14h30 realizou-se na Escola Classe 02 do Arapoanga a visita do Juiz Ademar de Vasconcelos representante da AMAGIS, para uma conversa com os alunos, a respeito de Cidadania e Justiça.
Este evento faz parte do Projeto Cidadania e Justiça na Escola, promovido pela AMAGIS e pela Secretaria de Estado de Educação do DF.






VISITA AMAGIS NO CEF ARAPOANGA

No dia 25 de setembro de 2009, às 16h realizou-se no CEF Arapoanga a Visita do Juiz Ademar Vasconcelos, Juiz Presidente do Tribunal do Júri de Planaltina DF, como parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Estiveram presentes no evento o professor Adimário Rocha Barreto Diretor da Regional de Planaltina e a professora Adriana Loiola S. Paiva Chefe do Núcleo de Monitoramento Pedagógico. Durante a visita, foram escolhidos dois alunos das 4ª séries, para lerem suas produções uma redação e um cordel e em seguida foi apresentada uma dramatização "O Julgamento na Floresta". Após as apresentações, o Juiz respondeu as perguntas feitas pelos alunos sobre cidadania e justiça. O NMP parabeniza a Unidade de Ensino pelo empenho em participar do programa oferecido pela AMAGIS e pela organização do evento em questão.
























quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Slides da Oficina "Caminhos do Anhanguera"












OFICINA "CAMINHOS DO ANHANGUERA"












A Oficina "CAMINHOS DO ANHANGUERA"foi oferecida aos professores 4ª e 5ª séries das Unidades de Ensino da Diretoria Regional de Ensino dePlanaltina.

Palestrante: Luis Ricardo Magalhães
Professora da SEE e Historiador
Contato:3901-4464
e-mail:cerratenses@ig.com.br





CAMINHOS DO ANHANGUERA




“O Caminho do Anhanguera”, percorrido pela primeira vez por Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera II, em 1722, foi transformado em um projeto educativo focando educação, turismo e gastronomia. O projeto visa potencializar a autenticidade e a valorização dos produtos culturais de cada um dos 30 municípios do roteiro de mais de 4000 quilômetros de extensão.

O roteiro passa pelas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, Dumont, Brodowski, Araxá, Uberlândia, Catalão, Cristalina, Brasília, Goiânia, Caldas Novas, Formosa, Cavalcante, Alto Paraíso e Colinas do Sul, na Chapada dos Veadeiros, além de Niquelândia, Cocalzinho, Corumbá, Pirenópolis, e a Cidade de Goiás. O “Caminho do Anhanguera” é o maior roteiro integrado de turismo, história e cultura do Brasil e tem como objetivo o fomento da economia, gastronomia, cultura e história de cada uma das cidades por onde passa visando o desenvolvimento regional sustentável.

SITE GDF 08/06/09

“Caminhos do Brasil Central”

Projeto resgata 5000 mil anos de história do Brasil Central

Mais de 400 mil alunos e 15 mil professores das 539 escolas públicas do DF de ensino Fundamental e Médio serão beneficiados pelo projeto “Caminhos do Brasil Central”, que, por meio de kits educacionais com livros, palestras e DVDs, contam a história do Brasil Central.

Remontar e contar a história da Região Central do Brasil nos últimos 5000 anos, por meio de livros, palestras e registros em DVDs, é o desafio do projeto Caminhos do Brasil Central. O projeto, parceria entre GDF, Brasiliatur, Secretaria de Educação, Universidade de Brasília e a Upis, traça os caminhos percorridos por Anhanguera, o caçador de pedras preciosas, resgatando histórias sobre as antigas estradas coloniais do sertão, e da Missão Cruls, expedição científica que demarcou o quadrilátero do Distrito Federal. E ainda relata a existência de sítios arqueológicos com inscrições rupestresO destino desses documentos históricos são as salas de aula das escolas da rede pública de ensino do DF, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Tocantins. Somente na capital federal, mais de 400 mil alunos e 15 mil professores das 539 escolas públicas dos ensinos Fundamental e Médio serão beneficiados.

O conteúdo dos kits foi preparado pelas empresas Mater Brasilis, Funatura e Paidéia. A Mater Brasilis, em oito DVDs e um livro, conta os Caminhos de Anhanguera, resgatando a história de 5000 anos até a atualidade, abordando costumes e cultura da região, além de desenhar o caminho percorrido por Anhanguera; a Funatura produziu cinco DVDs e livros sobre a Missão Cruls; e a Paidéia se encarregou do subprojeto “Brasília: Símbolo e Memória”, que apresenta resumo da história da região há 5000 anos, contada em DVD de 26 minutos.
REPORTAGEM DIVULGADA NO SITE DO GDF
EM 08/06/09

sexta-feira, 18 de setembro de 2009