sexta-feira, 5 de junho de 2009

NÍVEL OTRTOGRÁFICO

ORTOGRÁFICO I –

FALHAS DE 1ª ORDEM

-O aprendiz encontra-se na fase de dominar as capacidades prévias para a alfabetização.
-- Leitura lenta e com soletração de cada sílaba;
--Escrita com falhas na correspondência linear entre as sequências dos sons e a sequência de letras: repetição de letras (ppai em vez de pai, meeu em vez de meu),omissões de letras (trs em vez de três, pota em vez de porta), trocas na ordem das letra (parto em vez de prato, sadia em vez de saída), falhas decorrentes do conhecimento inseguro no formato de cada letra (rano em vez de ramo, láquis em vez de lápis, eua em lugar de lua), falhas decorrentes da incapacidade de classificar um traço distintivo (sabo em vez de sapo, gado em vez de gato, pita em vez de fita).





ORTOGRÁFICO II –

FALHAS DE 2ª ORDEM

- O aprendiz acredita que cada letra representa um som e cada som representa uma letra, ignora as particularidades na distribuição das letras.
- Na leitura pronuncia cada letra escandindo-a no seu valor central.
- A escrita é como a transição fonética da fala. As falhas típicas são: matu em vez de mato, bodi em vez de bode, tenpo em vez de tempo, azma em vez de asma, genrro em vez de genro, eles falão em vês de eles falam.

ORTOGRÁFICO III –


FALHAS DE 3ª ORDEM

- Esta terceira etapa dura a vida toda, ninguém escapa de um momento de insegurança sobre a ortografia correta de uma palavra rara.
- Existem palavras que um som é representado por mais de uma letra, nesses casos o aprendiz deverá resignar-se a memorizar a escolha certa da letra, individualmente para cada palavra.
- Na escrita, suas falhas se limitarão às trocas entre letras concorrentes: açado em vez de assado, trese em vez de treze, acim em vez de assim, jigante em vez de gigante, xinelo em vez de chinelo, chingou em vez de xingou, puresa em vez de pureza, sau em vez de sal, craro em vez de claro, oprearo em vêsz de operário.
- Na leitura em voz alta, o aprendiz já é capaz de pronunciar as palavras de maneira natural, reduzindo devidamente as vogais finais.

- SERÁ CONSIDERADO ALFABETIZADO AQUELE CUJA ESCRITA SÓ RESTAREM FALHAS DE TERCEIRA ORDEM, que serão superadas gradativamente, com a prática da leitura e da escrita.




Obs:
É de fundamental importância que o professor saiba diagnosticar e avaliar as falhas de escrita cometidas por seus alunos, aproveitando-as como evidência do patamar de saber já atingido e ainda por atingir.
Sugerimos uma leitura detalhada do capítulo 6, muita atenção na página 219 da obra Psicogênese da Língua Escrita (Ferreiro e Teberoshy), veja como a Lingüística nos dará um suporte interessante para nosso trabalho com o aluno.

¨UMA EXPRESSÃO ESPONTÂNEA, CRIATIVA E CHEIA DE FALHAS DE TERCEIRA ORDEM, É PREFERÍVEL A UMA ESCRITA CORRETA E ATADA¨. Mirian Lemle.

A avaliação deve auxiliar para que o professor possa identificar a hipótese do aluno quanto a escrita e leitura de letras, palavras e textos, conforme a ficha em anexo.

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