sexta-feira, 5 de junho de 2009

ORIENTAÇÕES PARA O USO DA FICHA DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO BIA DA DRE DE PLANALTINA


ICÔNICO:

- A criança acredita que escrever é desenhar o objeto.







PRÉ SILÁBICO I:

- Reproduz mecanicamente os movimentos do adulto para escrever, faz grafismos ondulados ou não (escrita cursiva ou imprensa);

- surge a hipótese do realismo nominal (coisa grande escreve-se grande e coisa pequena escreve-se pequeno).

Ex:















PRÉ SILÁBICO II:




-Utiliza mais de três letras em seus escritos, acredita que com menos de três letras não dá para ler;

-Diferencia a escrita das palavras, variando a posição das letras.

-Vivencia a hipótese quantitativa e qualitativa;

Ex:












SILÁBICO:

- A criança percebe que a escrita de palavras representa a fala, percebe a sílaba oral.

-Na escrita de palavras utiliza uma letra representando uma sílaba.

-Na escrita de frases utiliza uma letra para cada palavra.

- Inicia a fonetização da escrita (descoberta dos sons da fala), que vai culminar no nível alfabético.

Ex:







SILÁBICO ALFABÉTICO:

- Surge o conflito entre a hipótese silábica e a exigência mínima de caracteres na palavra. Ela descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é composta de elementos menores – as letras.

-Grafa algumas sílabas completas e outras incompletas. Inicias a leitura de textos, palavras e livrinhos de literatura com soletração ou não.

Ex:










ALFABÉTICO:

- Faz análise sonora dos fonemas, das letras e das palavras, descobre que cada letra corresponde a valores menores que a sílaba;
-Concentra-se na sílaba para escrever. As unidades lingüísticas (palavras e sílabas) são tratadas como categorias estáveis.
- Lê e escreve pequenos textos. A partir do nível alfabético, surgirão as dificuldades relativas a ortografia.
Ex:














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