ICÔNICO:
- A criança acredita que escrever é desenhar o objeto.
PRÉ SILÁBICO I:
- Reproduz mecanicamente os movimentos do adulto para escrever, faz grafismos ondulados ou não (escrita cursiva ou imprensa);
- surge a hipótese do realismo nominal (coisa grande escreve-se grande e coisa pequena escreve-se pequeno).
PRÉ SILÁBICO II:
-Utiliza mais de três letras em seus escritos, acredita que com menos de três letras não dá para ler;
-Diferencia a escrita das palavras, variando a posição das letras.
-Vivencia a hipótese quantitativa e qualitativa;
Ex:
SILÁBICO:
- A criança percebe que a escrita de palavras representa a fala, percebe a sílaba oral.
-Na escrita de palavras utiliza uma letra representando uma sílaba.
-Na escrita de frases utiliza uma letra para cada palavra.
- Inicia a fonetização da escrita (descoberta dos sons da fala), que vai culminar no nível alfabético.
SILÁBICO ALFABÉTICO:
- Surge o conflito entre a hipótese silábica e a exigência mínima de caracteres na palavra. Ela descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é composta de elementos menores – as letras.
-Grafa algumas sílabas completas e outras incompletas. Inicias a leitura de textos, palavras e livrinhos de literatura com soletração ou não.
Ex:
ALFABÉTICO:
- Faz análise sonora dos fonemas, das letras e das palavras, descobre que cada letra corresponde a valores menores que a sílaba;
-Concentra-se na sílaba para escrever. As unidades lingüísticas (palavras e sílabas) são tratadas como categorias estáveis.
- Lê e escreve pequenos textos. A partir do nível alfabético, surgirão as dificuldades relativas a ortografia.
Ex:
- Faz análise sonora dos fonemas, das letras e das palavras, descobre que cada letra corresponde a valores menores que a sílaba;
-Concentra-se na sílaba para escrever. As unidades lingüísticas (palavras e sílabas) são tratadas como categorias estáveis.
- Lê e escreve pequenos textos. A partir do nível alfabético, surgirão as dificuldades relativas a ortografia.
Ex:
Nenhum comentário:
Postar um comentário