Sugestões para avaliação:
1. Escolha de um campo semântico (flores, frutas, etc), não deve ser do repertório escolar usual de cartilhas usadas pelas crianças.
2. O teste das palavras deve começar com uma dissílaba porque, dependendo do nível da criança, ela não admite palavras com menos de três letras, outra trissílaba, outra polissílaba, outra monossílaba.
3. Escrita de uma frase, onde se repete a palavra dissílaba para verificar se o aluno mantêm a mesma escrita;
4. Produção de um texto. (o professor escolhe a técnica ), reconto de uma história, produção a vista de gravuras, o professor dá pistas para o aluno produzir o texto, etc, não perdendo de vista o campo semântico escolhido.
5. Sugerimos a confecção de um portifolio ou caderninho de cada aluno, para que seja observado a evolução da leitura e escrita do aluno.
Referencial bibliográfico
Psicogênese da Língua escrita, Ferreiro Emilia e Teberosky Ana, edição comemorativa dos 20 anos de publicação;
Guia Teórico do alfabetizador, Lemle Mirian, 9ª edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário